ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados

Kohut e Kernberg na era digital: novas perspetivas sobre o narcisismo
João Luis Martins Quarenta; António Manuel Da Mota Almeida; Carla Rio; Orlando von Doellinger
Páginas: 99 - 112

Resumo

INTRODUÇÃO: O conceito de narcisismo é um dos mais importantes aportes psicanalíticos para a compreensão do Psiquismo humano. Partindo da obra de Freud, este conceito desenvolveu-se em grande medida com os contributos de Kohut e de Kerneberg. Entretanto a sua importância mantém-se atual. Nas últimas décadas, na sociedade ocidental, temse assistido a mudanças sociais significativas, nas quais se promove a competição e o individualismo em detrimento de objetivos e valores de grupo. A este facto acresce a velocidade cada vez maior a que estas mudanças acontecem. O surgimento de novas tecnologias de informação, sobretudo das redes sociais, ajuda a explicar este fenómeno.
MÉTODOS E OBJETIVOS: Nesta revisão não sistemática pretendeu-se explorar a evolução do conceito de narcisismo, partindo dos contributos de Kohut e Kernberg, e perceber de que forma o mundo ocidental atual e a exposição às redes sociais influenciam o desenvolvimento do narcisismo na sociedade.
RESULTADOS/DISCUSSÃO: Na sociedade moderna ocidental tem havido favorecimento de valores individuais, o que parece ter impacto na forma e na expressão de traços narcísicos de personalidade. Estes traços, outrora tidos como mal adaptativos, podem agora ser premiados e até incentivados. Embora não existam dados definitivos, vários estudos relacionam o reforço do narcisismo com a utilização das redes sociais.
CONCLUSÃO: O narcisismo continua a ser objeto de pesquisa e profunda discussão, que obriga à consideração da sua dimensão biopsicossocial. Os fenómenos socioculturais da sociedade moderna ocidental colocam novas questões sobre a distinção entre o narcisismo patológico e o saudável, modeladas em parte pelas redes sociais.

Descritores: Narcisismo. Ciência, tecnologia e sociedade. Redes sociais online. Evolução cultural